domingo, 5 de fevereiro de 2012

Relatorio de Atividades

Nos dias 14 e 15 de janeiro do ano de 2012 o I Furdunço Cultural do Potengi aconteceu no município de São Paulo do Potengi, no Rio Grande do Norte. Realizado pelo Grupo ProcurArte por meio do Programa de Patrocínios Culturais do Banco do Nordeste esse evento se propôs a unir diversas linguagens artísticas tornando acessíveis à população local os conteúdos culturais tradicionalmente produzidos na região. Proporcionou trocas de experiências e de informações acerca de quais conteúdos que estão sendo produzidos na região e como. Que projetos há, que entraves se encontra em sua realização, quais são os agentes que desenvolvem ações com cultura nos municípios do Potengi e como isso se renova.

A feira de cultura 'Furdunço Cultural' teve caráter público, gratuito e aberto, porque entendemos a necessidade de democratizar o acesso à cultura e às informações sobre políticas culturais de forma geral. Sua realização partiu da sociedade civil embora os gestores locais tenham sido convidados a participar de nossos espaços de discussão e apresentação.

No sábado 14, pela manhã, tivemos uma mesa redonda com a participação da cordelista Neuza Romão, do município de São Pedro do Potengi, e do poeta César, natalense adotado por São Paulo do Potengi há 7 anos. Também nesse momento tivemos uma conversa com Renata Marques, produtora da Tropa Trupe Cia de Arte, de Natal, que veio contar um pouco da experiência com elaboração e execução de projetos artísticos.

À tarde desse mesmo dia seguimos nossas atividades com oficinas de literatura de cordel com josé Acaci, professor, compositor e poeta cordelista; de macramê com Bernardo Rodriguez, artesão e artista circense; de dança com Kallyne Carlos, profissional da dança de salão e aluna do curso de dança da UFRN, de música com Kerolaynne Pontes e Emerson Dornelles do Grupo Pau e Lata de São Paulo do Potengi; de teatro com a atriz Badu Morais; e de malabares com Wendel Gabriel e Adolfo Ramos da Tropa Trupe Cia de Arte.

Desde a E. Mun. Djalma Marinho onde aconteceram as oficinas seguimos em um cortejo até o Balneário da Barragem Campo Grande onde nos esperavam alguns dos músicos mais tradicionais da cidade: Seu Barrinha do 'Vialejo' e Seu Severino Hegídio. Nos agraciaram esses e alguns outros chegados ao momento com boa música e diversão no momento Pôr do Sol na beira do rio que dá nome ao nosso lugar.

As atividades do domingo, dia 15, começaram às 8h da manhã no palco Fabião das Queimadas na Praça Monsenhor Expedito, centro da cidade. O 'bom dia' foi dado pelo maestro José Alves Júnior de São Pedro do Potengi que nos agraciou com as apresentações do grupo de flauta doce de São Pedro do Potengi e da Banda Filarmônica Maestro Jurandir Florentino. estavam presentes alguns dos alunos do Projeto Sons do Potengi, realizado também pelo grupo ProcurArte no ano de 2011 com patrocínio do Banco do Nordeste, oferecendo um ciclo de oficinas de flauta doce e percussão para crianças e adolescentes.

Alexandre Moreira e Conceição Campos participam com o violão e o bandolim. Seu Barrinha do "Vialejo" e seu companheiro Inácio, Severino Hegídio, Chico de Luzia e José Américo protagonizaram solos de forró e cantoria. Fugindo do nosso planejado, chegaram mais tocadores, subiram todos ao palco e o forró se formou. José Acaci esteve presente com sua poesia musicada, vindo do município de Parnamirim e trazendo seus cordéis. As trocas de experiência nos deram também a participação espontânea do músico Elias Fabião que levou seu primeiro cordel, feito na noite anterior, para ser lido para o público. Moacir das Castanhas cantou sua cançãoaqui é o meu lugar, música que fez falando da cidade de São Paulo do Potengi. Tivemos a permanente participação da Tropa Trupe Companhia de Arte com as intervenções dos palhaços Sula (Wendel Gabriel) e Rubi (Adolfo Ramos), acompanhados do artista circense Bernardo Rodrigues. A dupla cantadora do município de Ielmo Marinho, Maçã e Maturí, esquentou ainda mais a manhã de apresentações com a divertida embolada de coco e pudemos ver as intervenções do dançarino Álvaro Paraguay.

O nosso público esteve atento, houve curiosidade, sorrisos e diversão.

Estamos decididos a seguir com esse projeto, torná-lo mais estruturado, e que permita um alcance e prestígio maior para a cultura do Potengi. Na medida que nos deixem o tamanho de nossos braços e pernas, queremos ir além.


EQUIPE DE TRABALHO

Stéphanie Campos Paiva Moreira

Izete Campos Paiva Moreira

Cláudia Íngrid Campos Paiva Moreira

Bernardo Rodrigues

Elias Fabiao

Deyse Lopez

Diego Castro

Magno Diniz

Jucilete

Mara

(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário